segunda-feira, 26 de março de 2012

The Hunger Games

Sinopse:
"The Hunger Games (conhecido no Brasil como Jogos Vorazes e, em Portugal como Os Jogos da Fome) é um romance para jovens adultos escrito por Suzanne Collins e originalmente publicado nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2008 pela editora Scholastic. É o primeiro livro da trilogia Jogos Vorazes Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha a vida de Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, num país chamado Panem (onde antes era a América do Norte). O país, que é dividido em doze distritos, é governado por uma poderosa cidade central chamada Capital. No livro, os Jogos Vorazes é um evento anual transmitido ao vivo pela televisão para o qual são selecionados um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre 12 e 18 anos, que deverão lutar até a morte em uma arena da qual apenas um
sairá vitorioso."


Atenção, Spoilers a partir daqui. 

Isso  não é uma crítica, nem review, nem resenha sobre Jogos Vorazes. Primeiro porquê não tenho respaldo suficiente pra julgar essa  série, já que nunca me interessei em ler e só vim ver o primeiro filme por acidente.  Então, deixando bem claro, esse post é apenas para dar as minhas impressões e opiniões pessoais sobre o filme que acabei de assistir.


Primeira coisa a ser comentada: Só fiz confirmar mais ainda o quanto é ridícula a comparação com Harry Potter e Twilight. Embora eu saiba que esse paralelo estabelecido é simplesmente um fator comercial. Mas sério, se você quer ir ao cinema assistir uma história de fantasia, não vá. THG é uma coisa completamente Sci-Fi, a ambientação  é moderna, os personagens não têm nenhum aspecto sobrenatural. 


Vemos cenas violentas de morte (pessoas sensíveis a isso irão torcer o rosto), muito sangue, sustos, e elementos do gênero, mas que não são uma forma apelativa de prender a atenção do público, mas um complemento essencial para desenrolar o clima ideal que a história deve passar.

Falando agora dos personagens. Os destaques no filme são para Katniss, a protagonista feminina interpretada impecavelmente pela Jennifer Lawrence e seu "par romântico" Peeta. Interpretado por Josh Hutcherson. Esse não foi tão impecável assim, mas não foi completamente péssimo. É o mesmo menininho de Zathura, Ponte para Terabítia, Viagem ao Centro da Terra, etc etc. A protagonista feminina, corajosa, teimosa e decidida. Se oferece para ir aos Jogos para salvar a pele da irmã mais nova. Ele, o leal. Só. Pelo menos por enquanto.

Como é um romance adolescente, temos a presença de confusões sentimentais, sacrifícios em nome do amor, cenas românticas e muitos "Vá! Deixe-me aqui. Salve sua pele."

Agora um aspecto fabuloso da história é a critica ao formato da mídia atual. Claramente ácido, o filme mostra de forma discreta, porém altamente perceptível, como as atrações televisivas manipulam tanto nós, telespectadores, quanto os que participam dela. Como já foi dito acima (acrescentarei isso só pra ilustrar) a trama é sobre os jovens que vão participar de um jogo onde há apenas um vencedor, é matar ou morrer. Pra se sairem na frente dos outros, os participantes (chamados de Tributos) têm que conquistar a simpatia do público, para que consigam patrocínios, ajudas e benefícios durante os jogos. Enquanto o povo acompanha, torcendo, vibrando. Totalmente por fora do que realmente os jogadores estão passando, pois é transmitido apenas aquilo que o governo quer que seja mostrado. Sem contar que os organizadores dos jogos têm o direito de mudar as regras a torto e a direito, pra tudo ir na direção que eles bem entenderem.

Eu, que era uma hater dessa saga, tive que baixar a cabeça e reconhecer que o filme é muito bom. Mas não anula o fato de existir um mangá, muito anterior ao livro, que têm exatamente a MESMA história. Então, essa bilheteria milionária que já ultrapassou em 3x o orçamento de US$ 78 milhões, não é um mérito completo da Suzanne Colins. Mas isso é assunto para um outro post e requer mais pesquisa da minha parte. Teremos em breve.

E é isso. The Hunger Games: Recomendo. É legal de assistir. Mas ainda não me deixou desesperada pelo próximo e nem pra ler os livros.

Sinopse: Wikipédia 


Por: La_Bispa

Um comentário:

Sua opinião é muito importante pra nós!!!